Apesar de afirmar que sua função como comediante é fazer rir, o ator e comediante Yuri Marçal diz que é maravilhoso poder representar e inspirar pessoas pretas. Aos 30 anos, o humorista tem projetos disponíveis na maioria das plataformas de streaming, além de fazer muito sucesso nas redes sociais. Como ator, recebeu recentemente o Kikito, premiação do Festival de Gramado, como Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em "Mussum, o Filmis".
Pai de Ícaro e Yuna, filho de Márcia Marçal, noivo de Jennifer Dias e torcedor apaixonado pelo Atlético Mineiro, Yuri conta que sua inspiração profissional veio da família: “Dentro do ambiente familiar isso sempre foi muito forte, minha família é muito engraçada. Eu não me considero uma pessoa engraçada no dia a dia, eu sou muito tímido”, revelou em entrevista exclusiva ao Terra NÓS.
O artista chama atenção pelo seu humor diferenciado e por levar muitas pessoas negras aos seus shows de comédia. “Penso na minha função como comediante, que é fazer rir. Se existe a consequência das pessoas pretas se sentirem inspiradas e representadas, é maravilhoso”.
Com seus shows de comédia rodando o país, Yuri diz que percebeu a identificação das pessoas pretas com o seu humor “conforme os shows em todos os lugares do Brasil foram lotando, no Sul, no interior, [lotando] de pessoas pretas”.
Para falar de representatividade, o carioca relembra seu primeiro show solo fora da capital natal. “Foi em Porto Alegre. Inclusive, foram duas sessões com 500 pessoas em cada sessão. Todas pretas. Conforme isso foi se tornando algo comum, embora fique surpreso sempre que acontece, comecei a entender um pouco melhor, até pessoas pretas idosas indo no teatro pela primeira vez”, afirmou.
Como ator, Yuri está gravando um filme dramático e no seu histórico como intérprete carrega diversos filmes já lançados. O longa "Mussum, o Filmis", onde interpreta o protagonista jovem, ainda não foi ao ar para o público geral, mas já gerou reconhecimento.
“Ganhei o prêmio mais importante do Brasil, o Kikito do Festival de Gramado como Melhor Ator Coadjuvante. Estou muito feliz e ansioso para a estreia oficial nos cinemas. Teve pessoas grandes do audiovisual duvidando, mas o prêmio veio para coroar todo esse trabalho. Atuação é empenho”, reconhece.
Dentre seus projetos como humorista, em 2022, lançou o especial de comédia “Ledo Engano” na Netflix, que levou o prêmio “Caneta de Ouro” no ano passado. Em setembro de 2023, o show de comédia “Nem se Minha Vida Dependesse Disso” saiu no Youtube.
Sobre novos projetos, Yuri diz que tem novidades: “Estou rodando com meu terceiro show solo. Se tudo der certo, ano que vem lanço o próximo especial de comédia. Também tenho projetos com a Jennifer, minha noiva, que é atriz. Lançaremos muito em breve", finaliza.