A vertical de diversidade do Terra comemora seu primeiro aniversário em março de 2023 com muitas conquistas, e honrando o compromisso de promover a inclusão e o respeito às diferenças. A nova marca editorial se consolidou como um importante e completo hub de conteúdo de diversidade do mercado jornalístico brasileiro, abrangendo diferentes aspectos da temática como questões de gênero, raça, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, público 50+ e populações indígenas.
Durante os primeiros 12 meses de existência, Terra NÓS somou 95 milhões de impactos orgânicos, com oferta de conteúdo multimídia em diferentes plataformas. Foram 41 milhões de usuários únicos e 63 milhões de pageviews no portal, 3,7 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais e um total de 29 milhões de videoviews no ambiente digital. Além disso, houve mais de 370 mil interações, mostrando que o público está altamente engajado com o conteúdo oferecido em formato multiplataforma (período: de março de 2022 a fevereiro de 2023 – fonte: Google Analytics).
"Neste primeiro ano, Terra NÓS construiu um espaço plural, dedicado a dar voz a diferentes grupos que compõem a sociedade. Além de provocar reflexões urgentes, posso afirmar com toda certeza que a vertical de conteúdo do Terra se destacou por trazer à tona discussões importantes para as diversidades, sem deixar de lado o investimento em produção de conteúdo afirmativo inédito, que puderam promover ideias e pessoas que, historicamente, sempre tiveram pouco espaço na mídia tradicional", afirma Manoela Pereira, head de conteúdo do Terra.
Parada LGBT+ e eventos
A cobertura da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, em 19 de junho de 2022, foi um marco importante para NÓS. Além de levar atrações musicais em cima de um trio elétrico, o Terra investiu na transmissão ao vivo de um programa produzido especialmente para o evento, com mais de seis horas ininterruptas de entrevistas no estúdio e na Avenida Paulista, com importantes nomes da cena LGBTQIAP+, além da exibição de reportagens especiais e episódios de webséries inéditas. Somando portal e redes sociais, a transmissão ao vivo contabilizou 1,2 milhão de visualizações.
Além disso, todo conteúdo sobre a Parada LGBT+ foi reunido em uma página especial, que agregou mais de 100 conteúdos exclusivos que atraiu, só no dia do evento, 1,5 milhão de usuários e 2 milhões de pageviews. Nas redes sociais, 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas que geraram 81 mil interações (fonte: Google Analytics).
A vertical também apoiou na amplificação de outros importantes eventos ao longo do ano como Woman On Top, encontro de mulheres executivas liderado pela jornalista Ana Paula Padrão, Movimento Black Money e Feira Preta, ambos criados para incentivar negócios de pessoas negras e o Nhaí, evento voltado à comunidade LGBTI+ empreendedora, realizado pela empresária Raquel Virgínia.
Colunistas e produtos editoriais
Terra NÓS conta com um time de colunistas que aborda temas importantes, em conteúdos opinativos em texto e vídeo, e também participam de coberturas especiais. Joice Berth, arquiteta e escritora que assina uma coluna em Terra NÓS desde a estreia, participou dos debates eleitorais 2022 com os então candidatos a governador de São Paulo e presidente da República. E são muitos outros colunistas: a empresária e advogada Márcia Rocha, a jornalista Nathalia Santos, o publicitário e ativista Luã Andrade, o influenciador Rafa Brunelli e a jornalista Lucia Soares, além da parceria com o coletivo de comunicadores indígenas Mídia Índia.
Além da cobertura de fatos do momento, sempre priorizando histórias que destacam a importância da inclusão e da diversidade, a vertical de conteúdo do Terra oferece ainda uma variedade de formatos editoriais.
NÓS na Vitrine: Espaço para destacar a história de personalidades reconhecidas para dar visibilidade a ações de impacto para algum grupo dentro dos pilares de NÓS. Além de uma reportagem tradicional, com texto e fotos, o produto é acompanhado de um webstories promocional com “highlights” da entrevista.
Somos NÓS: Trajetórias inspiradoras de pessoas comuns, mas com uma grande história para contar, publicas em textos em primeira pessoa ou webstories.
Webséries: Produto audiovisual que se propõe a contar histórias reais de pessoas para ilustrar questões comuns da diversidade. As séries, normalmente, são divididas em quatro episódios e acompanha webstories promocionais.
NÓS Explicamos: Vídeos curtos e objetivos, com a jornalista do Terra Paola Cecchi, explicam conceitos dentro do universo da diversidade que geram dúvidas nas pessoas.
Minidocs: Produção audiovisual de, geralmente, 7 a 10 minutos de duração para apresentar recortes da realidade de forma objetiva e não ficcional. Normalment,e com uma narrativa estruturada com entrevistas de personagens e especialistas, se for o caso, ilustradas com imagens de arquivo, cenas do cotidiano, animações, infografia e outros elementos.
Transmissões: Terra NÓS oferece apoio na curadoria de eventos de diversidade, participação e moderação em mesas de discussão, cobertura jornalística, alinhamento editorial e estratégia de amplificação, com distribuição multiplataforma.
Coberturas especiais: Planejamento de cobertura, régua de conteúdo, criação de página especial, transmissão ao vivo, em todos os formatos possíveis, com foco em audiência
Newsletter Entre NÓS: Newsletter de diversidade do Terra, Entre NÓS, chega ao e-mail dos usuários semanalmente com conteúdos premium de NÓS. Pode oferecer destaques customizados ou edições especiais e patrocinadas