American Airlines retoma voos após breve paralisação antes do movimentado período de Natal

24 dez 2024 - 10h03
(atualizado às 16h19)

(Reuters) -A American Airlines disse nesta terça-feira que seus voos foram retomados depois que uma falha técnica forçou a companhia aérea a fazer uma parada de uma hora em terra, interrompendo a viagem de milhares de pessoas na véspera de Natal, um dos períodos mais movimentados do ano.

Avião da American Airlines passa pelo Capitólio dos EUA antes de pousar no Aeroporto Nacional Reagan em Arlington, Virgínia, EUA
24/01/2022
REUTERS/Joshua Roberts
Avião da American Airlines passa pelo Capitólio dos EUA antes de pousar no Aeroporto Nacional Reagan em Arlington, Virgínia, EUA 24/01/2022 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

Um problema de tecnologia de um fornecedor afetou brevemente sua capacidade de colocar os aviões no ar, disse a companhia, sem identificar o fornecedor.

Publicidade

Embora os clientes ainda estivessem pressionando por detalhes sobre seus voos atrasados, a paralisação relativamente breve significa que a American provavelmente evitará um colapso em grande escala que poderia se espalhar por dias durante a alta temporada de viagens de férias.

"Não é um bom começo para a viagem da véspera de Natal, pois o voo atual está em terra e o capitão não pode fornecer a previsão de resolução da interrupção do sistema e/ou erro de documentação em nível nacional. As conexões ou reembolsos também serão mais complicados", disse um usuário, marcando a American Airlines no X.

As ações da empresa caíram 0,3% nas negociações da manhã.

A American opera milhares de voos por dia para mais de 350 destinos em mais de 60 países.

Publicidade

Em um comunicado, a Administração Federal de Aviação dos EUA encaminhou a Reuters para a companhia aérea, reiterando que a empresa havia relatado um problema técnico.

O problema com a American teria sido a incapacidade de um sistema automatizado de calcular ou fornecer dados de peso e equilíbrio (massa do passageiro/bagagem/carga e centro de gravidade geral) necessários para despachar legalmente cada voo, disse Robert Mann, ex-executivo da companhia aérea que agora dirige uma empresa de consultoria.

O sistema de gerenciamento pode não ter sido capaz de carregar e computar os requisitos de potência do motor e o desempenho da decolagem, disse ele.

A American Airlines não estava disponível de imediato para dar mais detalhes sobre o problema técnico na terça-feira.

A paralisação ocorreu meses depois que as companhias aéreas foram atingidas por uma interrupção global de tecnologia ligada à plataforma de nuvem Azure da Microsoft e a um problema de software na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Publicidade

(Tradução Redação Brasília, 55 11 5047-2695REUTERS BC)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se