Antonov: aeronave de carga mais pesada em operação pousa no RJ

O Antonov AN-124, fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, é um marco na engenharia aeronáutica

28 set 2024 - 19h22

O Rio de Janeiro recebeu uma visita especial neste sábado (28): o Antonov AN-124, considerado o maior avião de transporte de cargas em operação no mundo. A aterrisagem ocorreu no Aeroporto do Galeão, localizado na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade. A aeronave estava trazendo equipamentos essenciais para uma indústria do setor de óleo e gás.

O Antonov AN
O Antonov AN
Foto: 124 é conhecido por sua robustez e capacidade de carga - Divulgação / Perfil Brasil

A jornada deste gigante da aviação começou em Hong Kong, na China, na quinta-feira (26). O Antonov fez uma parada em Mombaça, no Quênia, para reabastecimento e descanso da tripulação. Na madrugada de sábado, ele partiu rumo ao Brasil, transportando uma carga especial, de grandes dimensões, que não poderia ser levada por uma aeronave convencional.

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O Antonov AN-124, fabricado pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, é um marco na engenharia aeronáutica. Construído em 1982, este avião gigantesco tem impressionantes 69 metros de comprimento, que corresponde à largura de um campo de futebol. Sua altura atinge 21 metros, comparável a um prédio de seis andares, e sua envergadura é de 73 metros.

Inicialmente, o Ruslan, como é oficialmente nomeado, detinha o título de maior avião do mundo até ser superado pelo Antonov Mriya em 1988. Curiosamente, em 2022, o Mriya foi destruído em um conflito armado, tornando o Ruslan ainda mais relevante no cenário atual da aviação.

Detalhes técnicos do Antonov AN-124

O Antonov AN-124 é conhecido por sua robustez e capacidade de carga. Com três conjuntos de trem de pouso e 24 rodas, a aeronave está bem equipada para sustentar tanto seu peso quanto sua carga, que pode chegar a 150 toneladas - o equivalente a 10 ônibus básicos em termos de peso.

Para decolar, o Antonov AN-124 requer uma "pista de código 4", ou seja, uma pista com mais de 1.800 metros. Entretanto, para pousar, ele precisa apenas de mil metros de pista, uma característica que os pilotos chamam de "pouca pista". Isso faz dele uma aeronave extremamente versátil para diferentes tipos de aeroportos.

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Importância do Galeão na recepção do Antonov AN-124

A chegada do Antonov AN-124 ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro sublinha a importância do RIOgaleão como um centro logístico de grande porte no Brasil. Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, comentou que essa operação demonstra a eficiência e a confiança dos clientes e parceiros, além de destacar a infraestrutura única do aeroporto.

O Galeão possui a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, medindo mais de 4 km de extensão. Isso o torna um local ideal para receber aeronaves de grande porte, consolidando ainda mais sua posição como um dos principais hubs logísticos do país.

Curiosidades sobre o Antonov AN-124

  • O Antonov AN-124 foi originalmente projetado para transportar veículos militares, incluindo tanques, lançadores de mísseis e tropas.
  • A aeronave é apelidada de "Toninho" pelos entusiastas de aviação no Brasil.
  • Além de seu uso militar inicial, hoje o Antonov é amplamente utilizado para transportar equipamentos pesados e industriais, principalmente para as indústrias de mineração e energia.
  • O recorde de carga transportada pelo Antonov AN-124 foi de 135 toneladas, realizado em 1993, quando transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.
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