Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). Foi confirmada a falta de energia em 25 Estados e no Distrito Federal. De todas as unidades da federação, somente Roraima não foi afetada - o Estado é o único não ligado ao Sistema Interligado Nacional.
O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, os semáforos ficaram desligados e o metrô teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de São Paulo e Belo Horizonte também pararam. No Metrô da capital paulista, a "oscilação de energia" causou falha no sistema de portas de plataforma da estação Vila Prudente e a redução da velocidade dos trens na linha 15-Prata.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.
"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até as 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão em comunicado divulgado.
Entre as cidades com relatos de queda de energia estão: Aracaju, Palmas, São Paulo, Recife, Teresina, Florianópolis, Porto Seguro, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Belém e Curitiba.
Causa
A investigação da possível causa do apagão aponta para um problema na subestação Xingu, no Pará, que pode ter sido provocado por falha na transmissão da usina de Belo Monte. A informação, porém, ainda não foi confirmada.
* Reportagem em atualização
🚨 APAGÃO: O MME afirmou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível"
O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de sala de situação e acompanha a retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente #apagão
— Fabio (@fabionobrega) August 15, 2023