Apresentadores da Jovem Pan bateram boca ao vivo ao comentarem uma afirmação do ex-presidente Lula (PT), atual candidato à Presidência, na sabatina ao Jornal Nacional na semana passada. Pietra Bertolazzi, do programa Linha de Frente, citou uma fala do petista sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ser o maior produtor de arroz orgânico do País e questionou a veracidade da informação.
"Ele não consegue parar de mentir", afirmou, expressando indignação.
A apresentadora, no entanto, foi corrigida pelo colega de bancada, Leonardo Grandini, que a interrompeu dizendo que a informação estava correta, e ainda alfinetou. "É fato, tenha compromisso com os nossos ouvintes", rebateu.
Pietra seguiu na discussão e quis saber de onde o colega tirou a informação.
"É baseado em dados, em veracidade. Você 'dá um Google' aí e vai ver", respondeu Leonardo, citando um site de buscas. A colega rebateu com ironia: "Afinal, se está no Google, é verdade?".
Para encerrar a discussão, Carla Cecato, que também estava na bancada do programa, colheu dados e disse que Lula "infelizmente está correto", mas questionou a fonte da informação. "Aqui está dizendo assim, ó: de acordo com o Instituto Riograndense do Arroz. Tem que ver que instituto é esse", acrescentou.
Assista:
Das duas uma: ou a Jovem Pan se declara contra a regulamentação da imprensa; ou para de dar espaço para essas mulas. As duas coisas não dá. pic.twitter.com/Rq5k0H029D
— Antonio Tabet (@antoniotabet) August 31, 2022
O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) é uma entidade pública cuja atribuição é incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Rio Grande do Sul. A entidade também divulga análises sobre colheitas e, segundo seus dados, o MST é o maior produtor de arroz orgânico, ou seja, sem agrotóxicos, da América Latina nos últimos dez anos.
Na mais recente safra, de 2021/2022, o movimento produziu mais de 15 mil toneladas do alimento - cerca de 310 mil sacas de 50 kg em aproximadamente 3.196,23 hectares no RS, já que o Estado que possui as condições climáticas para o cultivo do arroz orgânico.