Atriz relembra momentos no Retiro dos Artistas: 'dificuldade financeira'

28 out 2024 - 19h23

A atriz Solange Couto abriu o coração em entrevista recente ao relembrar o período em que ficou morando no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Ela conta que, durante a pandemia de Covid-19, foi ao local por estar com dificuldade financeira. Além disso, sua mãe já morava lá.

Solange Couto morou no Retiro dos Artistas
Solange Couto morou no Retiro dos Artistas
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

"Fui para lá porque fiquei dura mesmo. Morava em Pernambuco e vim para Rio trabalhar, iria gravar novela e fazer uma campanha para supermercado. Aí veio a pandemia. Tinha alugado imóvel, mas não tinha mais como pagar. Gastei minhas reservas até onde pude. Fui no retiro resolver um problema da minha mãe, contei o que estava acontecendo comigo e me convidaram para morar lá. Fiquei o tempo que precisava. Eles me acolheram da melhor forma possível, no momento que precisava. Só tenho a agradecer".

Retiro dos Artistas: surgimento

O Retiro dos Artistas fica no Rio de Janeiro, destinado a oferecer suporte e moradia a profissionais do entretenimento que necessitam de amparo. Desde sua fundação, em 1918, tem sido um verdadeiro porto seguro para muitos artistas brasileiros. A localização, além da estrutura completa, proporciona qualidade de vida e entretenimento para aqueles que residem lá.

Publicidade

Fundado pelo jornalista e pioneiro da indústria fonográfica brasileira Frederico Figner, o Retiro dos Artistas ocupa um terreno de 15 mil metros quadrados no bairro de Jacarepaguá. O ambiente oferece diversas atividades e serviços, reforçando seu compromisso em garantir conforto e dignidade aos seus moradores.

Como é o Retiro dos Artistas?

O local é conhecido respira arte e amor ao audiovisual. Assim, proporciona aos veteranos um ambiente acolhedor e repleto de opções de lazer e convivência. Dentro do complexo, há uma piscina semiolímpica, um teatro, biblioteca, salão de beleza e uma academia, que também pode ser frequentada por pessoas de fora.

Para manter tudo isso, depende fortemente de doações e trabalhos voluntários. A adesão a esses valores é essencial, já que o local é um ponto de apoio vital para muitos artistas que não possuem uma rede familiar forte.

Quem já passou por lá?

Já passaram ou ainda residem no local nomes conhecidos do público, como Lafayette Galvão, Paulo Cesar Pereio, Ellen de Lima, Leny Andrade, e Rosana Penna. Muitos deles optaram por residir lá não apenas por necessidade, mas pela atmosfera familiar e de cuidado que o local oferece.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações