Autoridades acreditam que Bolsonaro pode tentar fugir do país

A preocupação se intensificou na sexta-feira (18), após uma fala do ex-presidente durante um evento em Goiânia

19 ago 2023 - 17h21

Embora aliados de Jair Bolsonaro (PL) afirmem não acreditar na hipótese de que ele corra risco de ser preso, oficiais da Justiça e membros do Governo já monitoram um possível risco de fuga por parte do ex-presidente. A preocupação se intensificou ontem (18), após uma fala do político durante um evento em Goiânia. Na ocasião, ele afirmou saber que "corre riscos" em solo brasileiro.

(
(
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil / Perfil Brasil

"Estive três meses nos Estados Unidos, no estado da Flórida, realmente um estado fantástico. Mas apesar de ter sido acolhido muito bem, não existe terra igual a nossa. Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não podemos ceder", disse Bolsonaro.

Publicidade

O ex-presidente referiu-se às investigações da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal (STF) centradas em pessoas próximas a ele. Suspeita-se que tenha havido a participação em um esquema de venda ilegal de presentes - sobretudo joias - recebidos por Bolsonaro durante compromissos oficiais. De acordo com a PF, o dinheiro obtido com a venda seria destinado a ele.

O STF recebeu um requerimento solicitando uma medida cautelar para que o passaporte do ex-presidente seja retido. A iniciativa foi da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), ambos membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas. As informações são do portal Uol.

Confira um trecho do requerimento:

"Diante das fundadas razões e elementos que demonstram que Jair Messias Bolsonaro possa ter interesse em fugir do país para não estar sujeito à jurisdição criminal brasileira, requeremos sua inclusão no presente inquérito e que sejam determinadas as seguintes medidas cautelares em seu desfavor:

Publicidade

1) determinar que Jair Messias Bolsonaro seja proibido de ausentar-se do país e o intime para que entregue seus passaportes, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, nos termos do artigo 320 do Código de Processo Penal;

2) caso as medidas acima não sejam atendidas, determinar a busca e apreensão de passaportes, armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, bem como quaisquer outros materiais relacionados aos fatos aqui descritos, nos endereços a seguir:

- Q2, SH Jardim Botânico, Condomínio Solar de Brasília, Brasília/DF, CEP: 71680-349;

- SHIS QI 15, Conjunto 8, Casa 10, Lago Sul, Brasília/DF, CEP: 71365-280;

- SHS QD 6, BL A, Conjunto A, Sala 903 - Asa Sul, Brasília - DF, CEP: 70316-102.

3) e determinar a busca pessoal para que, caso não se encontrem no local da realização da busca, proceda-se à apreensão de armas, munições, objetos e dispositivos eletrônico de que tenham a posse, bem como a busca em quartos de hotéis, motéis e outras hospedagens temporários onde Jair Messias Bolsonaro tenha se instalado, caso esteja ausente de sua residência".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações