Passageiros do voo NE 130 da Sky Vision Airlines passaram por uma experiência angustiante ao serem informados, enquanto estavam no ar, que o comandante da aeronave havia morrido repentinamente. O caso exigiu um pouso de emergência.
O incidente ocorreu no último dia 12, quando o voo partiu do Cairo, Egito, com destino a Taif, na Arábia Saudita. Conforme o site de incidentes aéreos, Avherald, ao se deparar com a morte de Hassan Youssef Adas, o copiloto assumiu a manobra de segurança e comunicou aos passageiros sobre a necessidade de desviar da rota em direção à Jeddah.
O anúncio assustador foi feito por meio do sistema de som para prevenir a criação de pânico entre os passageiros, afirmou um diretor da companhia aérea ao site Al-Arabiya. "Pedimos desculpas por desviar o voo para o Aeroporto King Abdulaziz em Jeddah devido ao falecimento do meu irmão e amigo, Capitão Hassan, o piloto”, disse o copiloto.
Ainda de acordo com o diretor, o comandante havia passado por um exame médico há apenas três meses. Contudo, sofreu um mal súbito enquanto pilotava. Veículos locais apontaram que o piloto estava com problemas de saúde relacionados à obesidade.
A aeronave em que o caso aconteceu, Airbus A320, já é conhecida por brasileiros, tendo sido operada no País pela Itapemirim Transportes Aéreos. Após enfrentar dificuldades financeiras, a empresa encerrou as operações antes do Natal de 2021, redistribuindo a frota para outras companhias aéreas de diferentes países.