Em 2024, Jardim do Salso, Três Figueiras e Jardim São Pedro lideraram os maiores crescimentos nas vendas de imóveis em Porto Alegre, com aumentos expressivos nas transações de propriedades.
No Jardim do Salso, localizado na Zona Leste, o volume de unidades vendidas cresceu 116,1% em relação ao ano anterior. O Três Figueiras, na Zona Norte, registrou um aumento de 84,1%, e o Jardim São Pedro, também na Zona Norte, teve uma alta de 81,5%.
Fatores que impulsionaram o crescimento
De acordo com o levantamento realizado pela startup Loft, com base em dados da prefeitura, o crescimento em Jardim do Salso se deve, em parte, à região conhecida como Central Parque, que tem se consolidado como um bairro com boa infraestrutura e empreendimentos imobiliários de destaque. Para Três Figueiras, o crescimento foi impulsionado por novos empreendimentos de alto padrão que aqueceram o mercado local. Já o Jardim São Pedro, embora tenha sido muito afetado pelas enchentes de maio, viu um aumento nas vendas, mesmo com queda no preço médio dos imóveis, que diminuiu 24,4%.
Dados do mercado imobiliário
Em todos os três bairros, a maioria das vendas foi de imóveis menores (com até 90 metros quadrados). No Jardim do Salso, 84% das unidades vendidas tinham esse tamanho, enquanto em Três Figueiras, o índice foi de 50% e em Jardim São Pedro, 67%.
Além dos bairros com o maior crescimento, o levantamento também destacou os bairros com maior queda nas vendas, como Farrapos, Serraria e Cidade Baixa.
Crescimento nos dez principais bairros:
- Jardim do Salso: 116,1%
- Três Figueiras: 84,1%
- Jardim São Pedro: 81,5%
- Nonoai: 44%
- Vila Assunção: 42,5%
- Vila João Pessoa: 37,9%
- Teresópolis: 33,5%
- Santo Antônio: 26,3%
- Jardim Lindoia: 25,7%
- Rio Branco: 22,3%