Bolsonaro não chamou apoiadores dele de 'marginais' e 'terroristas'

11 nov 2022 - 15h46

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou apoiadores dele de "marginais" e "terroristas" durante entrevista à imprensa sobre manifestações, como sustentam postagens. O vídeo da fala do presidente que viralizou nas redes sociais é de 2020 e traz o posicionamento de Bolsonaro sobre protestos de grupos antifascistas contra o governo dele, naquele ano, sem qualquer relação com os atos antidemocráticos pelo país, que acontecem desde o resultado das eleições de 2022.

Nesta sexta-feira (11), a postagem conta com 26 mil compartilhamentos no Facebook e também circula no Kwai.

Publicidade

Bolsonaro chama seus apoiadores de marginais e terroristas
Reprodução de entrevista de 2020 em que Bolsonaro chama opositores de marginais e terroristas, que circula como atual e em referência a seus apoiadores
Reprodução de entrevista de 2020 em que Bolsonaro chama opositores de marginais e terroristas, que circula como atual e em referência a seus apoiadores
Foto: Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro chamou apoiadores dele de "marginais" e "terroristas". O vídeo que vem sendo veiculado com a falsa alegação é de 3 de junho de 2020. O mandatário se referia aos movimentos antifascistas que se manifestavam nas ruas de grandes cidades do país pela democracia e contra o atual governo.

Na ocasião, Bolsonaro disse o seguinte:

Olha, começou aqui com os 'antifas' em campo, né? O motivo, no meu entender político, é diferente. São marginais, no meu entender, terroristas, e tem ameaçado agora, domingo, fazer movimentos aí pelo Brasil, em especial aqui no DF. Eu já disse que eu não domino, não tenho influência, não tenho nenhum grupo e nunca convoquei ninguém pra ir às ruas. Agradeço de coração essas pessoas que estão na rua apoiando o nosso governo. Agora, nós precisamos de uma retaguarda jurídica pra que nós possamos trabalhar. Se apresentando um crescente esse tipo de movimento, que não tem nada a ver com democracia.

Publicidade

Referências:

1. UOL

2. El País

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações