Os nomes de 22 donos de empresas de mídia e sete jornalistas aparecem na lista de clientes do banco HSBC em Genebra, na Suíça, até 2007 - algumas das contas foram fechadas antes desta data. A relação foi vazada por um ex-funcionário da instituição financeira. As informações foram divulgadas na edição deste sábado do jornal Folha de S. Paulo.
Entre os empresários estão Lily de Carvalho, falecida em 2011, viúva do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), dono das Organizações Globo.
Alguns dos donos do Grupo Folha também constam na lista. Octávio Frias de Oliveira (1912 - 2007), Carlos Caldeira Filho (1913-1993) e Luiz Frias mantiveram conta na instituição Membros da família Saad, proprietária da Rede Bandeirantes, também transferiram dinheiro para a Suíça, como o fundador João Jorge Saad (1919 - 1999).
O Grupo Folha e a família Frias afirmaram ao jornal "não ter registro da referida conta bancária e manifestam sua convicção de que, se ela existiu, era regular e conforme à lei". Ter conta em bancos na Suíça não é crime, desde que o dinheiro tenha sido declarado para a Receita Federal e somas acima de US$ 100 mil declaradas ao Banco Central.