Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais depois de cinco meses

Enchente que atingiu o Rio Grande do Sul fez terminal alagar e suspendeu embarques e desembarques

21 out 2024 - 08h06
(atualizado às 12h59)
Resumo
Depois de cinco meses de obras, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma voos comerciais com previsão de movimentar 9 mil passageiros no primeiro dia.
Aeroporto de Porto Alegre é reaberto após cinco meses, e Eduardo Leite comemora: ‘Marco importante’
Video Player

Depois de cinco meses, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais nesta segunda-feira, 21. A previsão é de uma movimentação de 9 mil passagueiros no primeiro dia de retomada. 71 operações devem passar pelo terminal na capital gaúcha, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. 

Durante cerca de 170 dias, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, virou rota alternativa e absorveu os voos de Porto Alegre, devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o Estado em abril e maio.

Publicidade
Aeroporto Salgado Filho passou por obras
Aeroporto Salgado Filho passou por obras
Foto: Fraport

A pista e o terminal do Salgado Filho passaram por obras, que envolveram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista de pousos e decolagens e de faixas de taxiamento, segundo a Fraport, operadora responsável pelo terminal.

Aeroporto Internacional Salgado Filho alagado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul 07/05/2024 REUTERS/Wesley Santos
Foto: Reuters

De acordo com a empresa, a capacidade total atual é de receber até 128 frequências domésticas diariamente.O primeiro voo comercial a desembarcar no Salgado Filho após sua reabertura é uma aeronave da companhia Azul, vinda do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Ela deve aterrisar às 8h10. 

Já o primeiro embarque está previsto para as 8h50 e terá como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na última sexta-feira, 18, uma aeronave que levava integrantes do governo federal desembarcou em um trecho liberado da pista.

Membros do governo estiveram no aeroporto Salgado Filho na última sexta
Foto: Eduardo Oliveira/MPor

Na primeira fase da retomada de voos comerciais, há rotas confirmadas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Em novembro, as rotas serão expandidas e devem atender as cidades de Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Publicidade

Segundo a Fraport, a segunda fase está prevista para ser concluída em 16 de dezembro, quando uma rota para a Cidade do Panamá deve ser retomada. Em janeiro de 2025, devem ocorrer voos diretos para Buenos Aires, Lima e Santiago. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se