Apoiado por Bolsonaro e PT, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é eleito presidente do Senado com 57 votos

1 fev 2021 - 19h12
(atualizado às 19h13)

O senador Rodrigo Pacheco (DE-MG) foi eleito nesta segunda-feira presidente do Senado pelos próximos dois anos com um amplo apoio político, que passa pelo presidente Jair Bolsonaro, o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o PT, derrotando a candidata Simone Tebet (MDB-MS), que concorreu de forma independente por não ter tido respaldo sequer da própria bancada.

Novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é cumprimentado por colegas
01/02/2021
REUTERS/Adriano Machado
Novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é cumprimentado por colegas 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Franco favorito, Pacheco conseguiu 57 votos, enquanto Simone Tebet teve 21 --três dos 81 senadores não compareceram à votação. Para ser eleito, um candidato precisava ter o apoio de pelo menos 41 senadores.

Publicidade

Em discurso de apresentação da sua candidatura, o senador do DEM defendeu a independência do Senado e afirmou que, apesar do compromisso com a responsabilidade fiscal e o teto de gastos, é necessário reconhecer a situação de vulnerabilidade social de pessoas em razão da pandemia.

Pacheco prometeu que, sendo eleito, iniciaria um diálogo com a equipe econômica para conciliar o teto dos gastos com a assistência social.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações