Depois da chuva intensa registrada na noite deste domingo, 13, e madrugada desta segunda-feira, 14, a cidade de São Paulo amanheceu com tempo nublado e chuvisco isolado em alguns pontos.
Em apenas duas semanas, o volume de chuva já supera em 34,1% o total previsto para todo o mês de abril.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) apontam que, do começo do mês até esta segunda, foram registrados 83,8 milímetros de chuva, enquanto a média esperada para os 30 dias de abril é de 62,5 milímetros.
Neste temporal, os maiores volumes de chuva registrados foram na região do Rio Pinheiros, com 65 milímetros, seguido pelo Rio Tietê, com 61,8 milímetros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre as 22h e a madrugada desta segunda-feira, todas as regiões de São Paulo permaneceram em estado de atenção para alagamentos devido à intensidade das chuvas. A Zona Leste foi a última a sair desse estado, às 3h20. Havia risco de transbordamento do Rio Verde e dos Córregos Itaim e Guaratiba, todos na Zona Leste.
A chuva perdeu intensidade e se deslocou para cidades do Alto Tietê, como Guarulhos e Mogi das Cruzes.
A segunda-feira permanecerá com tempo instável em toda Grande São Paulo, influenciado pela presença de um sistema frontal que vem do litoral paulista e deve provocar chuvas ao longo do dia.
A Prefeitura da capital pede para moradores evitarem áreas alagadas, não enfrentarem correntezas e manter distância da rede elétrica. Em emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199, SAMU pelo 192 ou a central 156.
Na terça-feira, 15, o dia deve ser marcado pela presença de muitas nuvens e aberturas de sol. Há previsão de chuva fraca, isolada e rápida no fim da tarde e noite.