O médico pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil Filho, anunciou nesta quinta-feira (19) que o chefe de Estado obteve resultados satisfatórios nos exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e está liberado para retornar a Brasília.
"O presidente fez a tomografia de controle, como estava previsto, e o exame apresentou melhora. O estado dele é bom, e a equipe médica liberou ele para ir a Brasília ainda hoje", afirmou Kalil em entrevista a jornalistas, acrescentando que os resultados foram "extremamente satisfatórios".
Lula será acompanhado na capital federal pela infectologista Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República. Segundo ela, o petista deve repetir a tomografia em cerca de 10 dias e passará o Natal e o Ano Novo em Brasília.
Kalil destacou ainda que Lula já pode retomar suas atividades normais. "Ele já está exercendo as tarefas. O hematoma não existe mais", salientou o médico.
O presidente passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de 10 de dezembro para drenar um hematoma intracraniano. Dois dias depois, foi submetido à embolização (fechamento) de uma artéria para minimizar o risco de novas hemorragias.
Ele recebeu alta hospitalar no último domingo (15). .