O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, em postagem pelas redes sociais, que o governo busca uma parceria com a iniciativa privada a fim de viabilizar a transposição das águas do Rio São Francisco, uma das mais importantes obras no Nordeste.
"A parceria com a iniciativa privada não é uma privatização. Estudamos uma alternativa para a eficiente operação e manutenção do sistema. Não abriremos mão das decisões sobre o uso da água e do patrimônio construído pelo @governodobrasil", disse ele.
O Programa de Parceria de Investimentos (PPI), do governo federal, tem realizado estudos para concluir as obras e realizar parceria com a iniciativa privada para operação e manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco, de acordo com o site do PPI.
Segundo Bolsonaro, "garantir água para o Nordeste é prioridade para o nosso governo".
"As águas já chegaram a Pernambuco, Paraíba e Ceará, sem custos para os Estados; e em função das ações do meu governo, chegarão ao Rio Grande do Norte no próximo ano", disse.
O presidente afirmou que, desde a concepção do projeto, em 2005, foi acertado que os Estados assumiriam os custos da operação e manutenção da transposição, o que já deveria ter acontecido. Segundo ele, até hoje os Estados não assumiram a operação, mesmo com o governo tendo assumido todos os compromissos.