Bolsonaro mostra força na Amazônia a um ano da COP30

Ex-presidente ajudou a levar candidato ao 2º turno em Belém

7 out 2024 - 11h46

Criticado no mundo todo pelo desmonte de políticas ambientais durante seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro mostrou força nas eleições municipais no Norte do Brasil, região dominada pela Amazônia, e ajudou a levar um negacionista do aquecimento global ao segundo turno em Belém, que sediará a cúpula climática da ONU em 2025, a COP30.

    Candidatos apoiados pelo ex-mandatário se elegeram prefeitos em primeiro turno em duas das sete capitais da região: Rio Branco, no Acre, com Tião Bocalom (PL); e Boa Vista, em Roraima, com Arthur Henrique (MDB). Já Dr. Furlan (MDB), venceu em Macapá, no Amapá.

Publicidade

    Além disso, bolsonaristas chegaram ao segundo turno nas outras quatro capitais da região: Porto Velho (Rondônia), com Mariana Carvalho (UB); Palmas (Tocantins), com Janad Valcari (PL); Manaus (Amazônia), com Capitão Alberto Neto (PL); e Belém (Pará), que estará no centro das atenções do mundo na COP30, com Éder Mauro (PL).

    Desses quatro, Carvalho e Valcari chegam em vantagem ao segundo turno. Em Belém, no entanto, Mauro terá vida dura. Ele obteve neste domingo (6) 31,5% dos votos, contra 44% de Igor Normando (MDB), que conta com apoio de seu primo e governador Helder Barbalho (MDB), representante da família mais poderosa do estado.

    O candidato do PL integra a chamada "bancada do garimpo" na Assembleia do Pará e já declarou que as previsões sobre o aquecimento global são "exageradas", além de ter dito que não está "nem um pouco preocupado" com a COP30.

    Já em Manaus, maior cidade da Amazônia, Capitão Alberto Neto repetiu o slogan de Bolsonaro, "Deus, Pátria e Família", e obteve 25% dos votos no primeiro turno, contra 32% do prefeito David Almeida (Avante), que tenta afastar a nacionalização da disputa na capital amazonense. .

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se