Autoridades brasileiras e suecas voltaram a discutir, nesta semana, em Estocolmo, a possibilidade da Suécia emprestar ao menos dez aviões do tipo caça para uso da Força Aérea Brasileira (FAB). Se for efetivada, a cessão valerá até que as primeiras das 36 aeronaves militares escolhidas pelo governo para reequipar a frota brasileira sejam entregues pela empresa fabricante, a sueca Saab.
Segundo o ministério da Defesa, a negociação de empréstimo está em estágio avançado e pode ser finalizada até maio deste ano. Discutido paralelamente à compra dos 36 novos caças modelo Gripen NG, o acordo de cessão das dez aeronaves Gripen modelo C/D também envolve o treinamento de pilotos e de equipes de solo, além de apoio logístico por parte da Suécia.
O empréstimo dos dez caças vem sendo tratado como a solução para garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro enquanto os primeiros dos 36 Gripen NG não chegam. No final do ano passado, a FAB aposentou os últimos dos 12 Mirage 2000 (ou F-2000) que utilizava para patrulhar e proteger o espaço aéreo nacional. Franceses, os Mirage foram fabricados na primeira metade da década de 1980 e comprados pelo Brasil, já usados, em 2005, por 60 milhões de euros (cerca de R$ 171 milhões pelos valores anunciados à época).
A previsão inicial era que os Mirage deixariam de ser utilizados no final de 2011, mas, devido ao atraso na compra de novas aeronaves, alguns deles tiveram que ser aparelhados para voar por ao menos mais dois anos. Desde que os Mirage 2000 foram aposentados, a FAB só tem a sua disposição os caças modelo A-1 e F-5. Durante audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado no fim de fevereiro deste ano, Saito garantiu que os A-1 e os F-5 foram "modernizados" pela Embraer e estão aptos a continuar em atividade até pelo menos o ano de 2025.
Embora o governo brasileiro tenha anunciado ter escolhido comprar o modelo Gripen NG - preterindo os concorrentes norte-americanos (Boeing) e franceses (Dassault) - em dezembro de 2013, o contrato de aquisição de tecnologia e de produção conjunta dos aviões ainda não foi assinado. Representantes da FAB, da Saab e autoridades suecas estão discutindo aspectos como valores, prazos, obrigações das partes e todos os outros detalhes técnicos do negócio. Por isso, a provável data em que os primeiros Gripen NG deverão ser entregues não passa de estimativas. A expectativa mais positiva é que, caso o contrato seja assinado até o fim deste ano, os primeiros dos 36 novos caças estejam prontos no final de 2018, conforme confirmou o comandante da FAB na mesma audiência do Senado.
1 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, o Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto
Foto: Saab
2 de 40
Gripen - Caça sueco tem 14,1 metros de comprimento
Foto: Saab
3 de 40
Gripen - De acordo com a fabricante, o custo da hora de voo da aeronave é menor a US$ 4 mil
Foto: Saab
4 de 40
Gripen - A envergadura da asa (incluindo os lançadores) é de 8,6 metros, de acordo com a fabricante
Foto: Saab
5 de 40
Gripen - Caça possui radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira
Foto: Saab
6 de 40
Gripen - Aeronave tem capacidade máxima de 7 toneladas de combustível
Foto: Saab
7 de 40
Gripen - Fabricante garante que caça apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço
Foto: Saab
8 de 40
Gripen - Aeronave apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays
Foto: Saab
9 de 40
Gripen - Caça possui, segundo a fabricante, 120 mil horas de voo acumuladas nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido
Foto: Saab
10 de 40
Gripen - Distância de pouso da aeronave é menor a 500 metros
Foto: Saab
11 de 40
Gripen - A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto
Foto: Saab
12 de 40
Gripen - O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco
Foto: Saab
13 de 40
Gripen - O motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular
Foto: Saab
14 de 40
Gripen - Motor do caça apresenta uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível
Foto: Saab
15 de 40
Gripen - Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen
Foto: Saab
16 de 40
Gripen - Empuxo superior viabiliza velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar
Foto: Saab
17 de 40
Gripen - Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional, diz a Saab
Foto: Saab
18 de 40
Gripen - O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel
Foto: Saab
19 de 40
Gripen - O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, afirma a fabricante
Foto: Saab
20 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhor rastreamento de alvo
Foto: Saab
21 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem amplo campo visual
Foto: Saab
22 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem flexibilidade de modos
Foto: Saab
23 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior alcance de detecção
Foto: Saab
24 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhores dados eletrônicos de suporte
Foto: Saab
25 de 40
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida
Foto: Saab
26 de 40
Gripen - Tempo de imobilização no solo é menor a 10 minutos, garante a fabricante
Foto: Saab
27 de 40
Gripen - O Gripen NG é descrito pela fabricante como um caça multiemprego
Foto: Saab
28 de 40
Gripen - A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer, diz a Saab
Foto: Saab
29 de 40
Gripen - Substituição de motor é menor do que uma hora, diz fabricante
Foto: Saab
30 de 40
Gripen - Aeronave possui mais de 22 mil libras de empuxo, garante a Saab
Foto: Saab
31 de 40
Rafale - De fabricação francesa, o caça Rafale é feito pela Dassault
Foto: Dassault
32 de 40
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 5, metros de altura
Foto: Dassault
33 de 40
Rafale - Espaço necessário para aterrisagem do Rafale é de 450 metros, de acordo com a Dassault
Foto: Dassault
34 de 40
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 15, 3 metros de comprimento
Foto: Dassault
35 de 40
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 10,0 metros de envergadura
Foto: Dassault
36 de 40
Super Hornet - Caça possui 11 estações de arma
Foto: Marinha dos Estados Unidos
37 de 40
Super Hornet - O primeiro esquadrão operacional do F/A-18E/F foi criado em junho de 2001
Foto: Marinha dos Estados Unidos
38 de 40
Super Hornet - Segundo a fabricante, sistema de controle de voo digital do caça é capaz de detectar danos ao sistema de controle, ou a perda total do controle de um voo e ainda permite uma recuperação segura
Foto: Marinha dos Estados Unidos
39 de 40
Super Hornet - Os dois motores do caça produzem juntos 44.000 libras de impulsão
Foto: Marinha dos Estados Unidos
40 de 40
Super Hornet - A aeronave F/A-18E/F Super Hornet é construída pela Boeing
Foto: Marinha dos Estados Unidos