O Brasil registrou mais 21.704 casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas e atingiu neste sábado um total de 850.514 infecções, além de somar mais 892 mortes e chegar a 42.720 óbitos provocados pela covid-19, informou o Ministério da Saúde.
O Brasil é o segundo país do mundo mais atingido pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, atualmente é a nação que registra o maior avanço da covid-19, uma vez que os EUA têm registrado diariamente menos mortes em decorrência da doença nas últimas semanas.
Apesar do crescimento de casos e de mortes, diversos governos estaduais começaram a flexibilizar as medidas de distanciamento social decretadas para tentar conter o avanço da doença, incluindo a reabertura de comércios e de shoppings. Especialistas alertam que essa reabertura antes de o surto chegar ao pico pode resultar em um agravamento da situação.
O Ministério da Saúde voltou a divulgar os números consolidados de casos e mortes da pandemia no país na terça-feira, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A pasta havia reduzido a divulgação das informações no fim da semana passada, o que levou a acusações de que o governo estaria tentando esconder dados.
São Paulo é o Estado com o maior número de mortes e de casos confirmados do coronavírus no Brasil, com 167.900 infecções e 13.367 óbitos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 77.784 casos confirmados e 7.417 mortes, de acordo com os dados deste sábado do ministério.
Veja um gráfico de casos pelo mundo.
Dados divergentes
Segundo dados divulgados pelo consórcio formado pelos veículos de comunicação Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, o Brasil registrou neste sábado 13, 890 novos óbitos e mais 20.894 casos confirmados de infecção do novo coronavírus. No total, 42.791 brasileiros já perderam a vida por causa da covid-19 e 850.796 pessoas foram infectadas, conforme dados atualizados às 20h