Brasileiro detido em Londres ganha apoio de políticos pelas redes sociais

19 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 13h03)
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres
Foto: AP

A atitude da Scotland Yard em deter, por nove horas, o brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow, em Londres, repercutiu nas redes sociais, inclusive entre políticos. David, que é companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald – responsável pela publicação de detalhes da espionagem dos Estados Unidos -, foi enquadrado na lei antiterrorista britânica.

Publicidade

Ainda na noite de ontem, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, publicou em seu perfil no Twitter uma manifestação do Ministério das Relações Exteriores sobre o ocorrido. “Imediato protesto do Itamaraty diante da retenção arbitraria de brasileiro em Londres, representa toda a nação”, disse a ministra se referindo a um comunicado publicado pelo Itamaraty.

Se mostrando indignado com ocorrido, o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) também usou a rede social para demonstrar solidariedade ao brasileiro. “Absurda e intimidatória a detenção arbitrária do brasileiro companheiro do jornalista do @guardian, em Londres!”, disse o deputado.

Durante a noite de ontem, o companheiro de David também se manifestou sobre o ocorrido pela internet. Em seu perfil no Twitter ele divulgou os comunicados da Anistia Internacional e do Itamaraty sobre a prisão de David. O americano também falou sobre a falta de liberdade para a imprensa, seja nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

Publicidade

David chegou ao Brasil na manhã desta segunda-feira e informou aos jornalistas que não sofreu ameaças, porém, teve alguns equipamentos confiscados pelos policiais.

David foi recepcionado por seu companheiro, o jornalista Glenn Greenwald
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Jornalista americano ameaça governo após namorado ficar detido
Video Player
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se