O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, e o seu homólogo brasileiro, Ernesto Araújo, debateram nesta segunda-feira (23) as agendas bilaterais entre os dois governos, informam os Ministérios.
Entre os assuntos discutidos, também estava a presidência italiana do G20, o grupo com as maiores economias do mundo, a copresidência da COP26, com o Reino Unido, e o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Os dois ministros ainda falaram sobre o combate à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, mas sem aprofundar os detalhes das conversas.
Por sua vez, o Itamaraty divulgou que Di Maio e Araújo "coincidiram no interesse em lançar um Programa Econômico Brasil-Itália incluindo áreas como indústria de defesa, inovação e investimentos em infraestrutura e energia, bem como em estabelecer cooperação para o combate à corrupção".
A conversa por chamada de vídeo ocorreu no mesmo dia em que o embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, ofereceu um almoço de trabalho por ocasião da transferência de comando na presidência do G20. Araújo foi o convidado de honra do encontro. .