Acidente com avião da FAB em Pirassununga é o 6º na Academia da Força Aérea em 14 anos; 9 morreram

Organização é reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de pilotos; base é usada para treinamento

1 nov 2024 - 18h19
(atualizado em 2/11/2024 às 00h31)

O acidente com dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira, 1, em Pirassununga, interior de São Paulo, é o sexto que acontece na Academia da Força Aérea (AFA), desde 2011. Nove militares morreram nos desastres. Nesta sexta, o piloto se salvou usando o sistema de ejeção da aeronave.

Dois aviões colidiram nesta sexta e piloto foi ejetado
Dois aviões colidiram nesta sexta e piloto foi ejetado
Foto: Reprodução via twitter/x/@aero_in / Estadão

Este é também o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de um mês. No dia 22 de outubro, a F-5M se acidentou durante um voo de treinamento em Parnamirim, na Grande Natal (RN). Também nesse caso o piloto se ejetou e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.

Em outubro de 2010, um planador caiu em uma área de mata durante um treinamento na AFA. Os dois ocupantes - um cadete e um instrutor - morreram.

A FAB informou em nota que, no acidente desta sexta, duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução. Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado pela equipe de salvamento da FAB.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente "a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações