A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução do volume de água que chega à Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 173 metros cúbicos por segundo.A resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a medida visa a preservar o estoque de água disponível no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e do Funil, por causa do menor nível de chuva combinado com baixos volumes de água armazenados.

Publicidade

Em 1º de junho, o armazenamento da Bacia do Paraíba do Sul era 33,8%. A medida levou em consideração a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro.

No início de maio, a ANA já havia prorrogado até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1,1 mil metros cúbicos por segundo em vez do patamar mínimo de 1,3 mil metros cúbicos por segundo.

A medida tem por objetivo garantir a produção de energia do Sistema Nordeste e atender ao uso múltiplo dos recursos hídricos por causa da estiagem na Bacia do São Francisco nos últimos anos.

A crise no sistema Cantareira

Publicidade

Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se