Alesp aprova PPP para construir túnel Santos-Guarujá

Discutido há quase 100 anos, obra deve melhorar o fluxo de pedestres, cargas e automóveis, beneficiando nove cidades da Baixada Santista; Investimento será de R$ 5,9 bilhões.

9 out 2024 - 14h58

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira, 8, o projeto de lei que autoriza a contratação da parceria público-privada (PPP) para construção e operação do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá.

Túnel que ligará Santos e o Guarujá será construído por meio de um PPP
Túnel que ligará Santos e o Guarujá será construído por meio de um PPP
Foto: Edson Lopes Jr/A2 Fotografia/Divulgação / Estadão

Planejado há quase 100 anos, o principal objetivo da obra é melhorar o fluxo de pedestres, cargas e automóveis que transitam entre as duas cidades do litoral, com reflexos em pelo menos nove municípios da Baixada Santista. É uma tentativa de resolver um histórico gargalo de mobilidade, impactando a vida de dois milhões de pessoas.

Uma solução para a travessia entre Santos e Guarujá já vem sendo discutida há quase um século. Entre muitas controvérsias, já foram considerados desde bonde elétrico até uma ponte estaiada que ligaria as cidades, mas nenhum projeto teve sucesso.

Em 2011, o governo decidiu pelo túnel submerso, apresentando os projetos e o estudo ambiental para abrir a licitação, mas o processo foi cancelado em janeiro de 2015.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações