SÃO PAULO - Axé, pagode, brega e muitos outros ritmos devem embalar a despedida do Carnaval 2020, neste sábado, 29, e domingo, 1, em São Paulo. Mais de 150 desfiles de blocos de rua fazem o pós-carnaval da cidade, com a participação das cantoras Anitta e Daniela Mercury, e as bandas BaianaSystem e Nação Zumbi.
De acordo com a Prefeitura, 83 blocos devem percorrer ruas e avenidas da cidade neste sábado. Os destaques ficam com Bloco Navio Pirata com BaianaSystem (Sé), Bloco Bell Marques na Rua (Vila Mariana) e Troça Elétrica com Nação Zumbi (Sé).
Ainda desfilam no sábado Bloco Meu Santo é Pop (Sé), Bloco Siga Bem Caminhoneira (Sé), Bloco Fogo e Paixão (Pinheiros), Pequeno Burguês (Santana), Cowboy (Lapa) e 50 Tons de Pinga (Mooca).
No domingo, os destaques ficam com o Bloco da Anitta e Bloco da Preta, ambos no circuito do Parque Ibirapuera (Vila Mariana), além do tradicional encerramento do Carnaval, feito pelo Bloco Pipoca da Rainha com Daniela Mercury (Sé). Confira todos os blocos aqui.
Anitta traz o seu bloco pela primeira vez para São Paulo, e promete participações especiais em quatro horas de show. Segundo a assessoria da cantora, cerca de mil profissionais devem atuar na festa, nas áreas de segurança, limpeza, equipe técnica, produção, entre outros. A expectativa é de 300 mil foliões. "Temos um carinho imenso por essa cidade que sempre nos recebeu tão bem e agora é um privilégio pode puxar um trio nesse lugar icônico que é o Parque Ibirapuera. Estamos preparando um set de aproximadamente 04 horas com participações especiais", diz Anitta.
A Prefeitura de São Paulo alterou os trajetos de alguns blocos que vão passar pela cidade neste final de semana. O desfile do "Kebradeira", neste sábado, passa para a Av. Hélio Pelegrino. Antes, iria acontecer na rua Henrique Schaumann. Já o "Kaya na Gandaia" deixa a avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e passa para a região central. No domingo, o bloco "Vou de Táxi" mudou para a avenida Hélio Pelegrino.
Preocupação com coronavírus
A chegada do coronavírus ao Brasil tem deixado muita gente em alerta. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que profissionais de saúde foram capacitados para orientar os foliões sobre os cuidados e a prevenção quanto ao novo coronavírus. Durante os eventos do pós-carnaval, serão disponibilizados 17 postos médicos no sábado e 18 no domingo.
"As tendas serão abertas duas horas antes do horário dos eventos e fechadas quando a Polícia Militar encerrar a programação do local. Cada posto contará com profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estarão à disposição da população para atendimentos pontuais e a indicação de unidades de saúde específicas, caso haja necessidade de atendimento", diz a prefeitura em comunicado.
A publicitária Lucineide Fonseca, 25 anos, pretende conferir os shows da Baiana System e da Anitta. Sobre o risco do novo vírus, ela evita se preocupar. "Acho que as pessoas estão muito assustadas com isso, e não precisa desse alarme todo", diz a publicitária.
Especialistas ouvidos pelo Estado são cautelosos em relação ao alarde sobre a transmissão do coronavírus. Ainda que descartem o risco de circulação do vírus na folia, sobretudo pela chegada de viajantes ao País, médicos chamam atenção para a trasmissão de outras doenças respiratórias.
A professora de infectologia da Unifesp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Nancy Bellei, alerta para a incidência da influenza no cidade País, e que os casos podem aumentar nos próximos dias no País. "O que a gente tem bastante, já em São Paulo, é a influenza. Já atendi dois pacientes com o vírus (na última quinta-feira, 27)", relata a professora.
Nancy também explica que sair ou não para o bloco é uma decisão pessoal, mas recomenda que diante dos sintomas, o ideal é ficar em casa. De todo modo, Nancy recomenda cuidados para quem for pular carnaval, como se afastar de quem tosse ou espirra, pois mesmo no estágio de incubação, a influenza também pode ser transmitida. "Em ambientes abertos, como blocos, a questão é mais o contato próximo. Com gotícula, secreção, o contágio é mais difícil do que em ambientes fechados", esclarece a médica.
O virologista Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas, também reforça o alerta para o risco de contágio de doenças respiratórias. Diante do atual cenário do coronavírus, o médico avalia que é o risco é maior para outros vírus, como influenza e sarampo.
"Este é o período sazonal da gripe. Neste período, ela tende a um aumento. A concentração de pessoa num determinado espaço físico, como é o caso do carnaval, que as pessoas estão em blocos ou agrupadas em arquibancadas, a tendência é que aumente o risco de transmissão de doenças com transmissão respiratória", diz Pedro. "O sarampo, a influenza e outros vírus respiratórios, como parainfluenza,adenovírus, podem aumentar a transmissão", completa.
Veja a programação
Sábado, 29
Bloco Navio Pirata com BaianaSystem
Horário: 11h às 16h
Local: Sé
Itinerário: Avenida Tiradentes, 567 - 125
Concentração: Av. Tiradentes, entre a Rua Bandeirantes e Rua Jorge Velho
Dispersão: Praça da Luz
Bloco Bell Marques na Rua
Horário: 13h às 18h30
Local: Vila Mariana
Itinerário: Avenida Pedro Álvares Cabral
Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220
Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira
Troça Eletrica com Nação Zumbi
Horário: 13h às 17h
Local: Sé
Itinerário: Avenida Tiradentes, 567 - 125
Concentração: Av. Tiradentes, entre a Rua Bandeirantes e Rua Jorge Velho
Dispersão: Praça da Luz
Domingo, 1
Bloco da Anitta
Horário: 9h às 14h
Local: Vila Mariana (Parque Ibirapuera)
Itinerário: Avenida Pedro Álvares Cabral
Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220
Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira
Bloco da Preta
Horário: 13h às 18h30
Local: Vila Mariana (Parque Ibirapuera)
Itinerário: Avenida Pedro Álvares Cabral
Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220
Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira
Pipoca da Rainha com Daniela Mercury
Estilo: Axé & Pagode
Horário: 14h às 21h
Local: Sé
Itinerário: Rua da Consolação até a Av. São Luís
Concentração: Rua da Consolação, 2201
Dispersão: Rua da Consolação, entre a Rua Nestor Pestana e Av. São Luís