Antigos pontos de deslizamentos mantêm o mesmo risco no RJ

Trechos de ruas de Laranjeiras e Botafogo continuam a oferecer perigo

20 mar 2013 - 20h18
(atualizado às 20h21)

Apesar da zona sul do Rio de Janeiro não ter contabilizado grandes estragos por conta dos últimos temporais, algumas ruas de Botafogo, Laranjeiras e do Cosme Velho mostram sinais preocupantes de deslizamentos. Os trechos são justamente em pontos já afetados pelas chuvas nos últimos anos.

Em Botafogo, na subida da rua Mundo Novo, pedras desabaram de uma encosta e interditaram parte da pista. Pequenos desabamentos são recorrentes neste trecho da rua que, em 2010, foi interditada depois que uma árvore desabou sobre carros. 

Publicidade

Em outro ponto da mesma rua que também sofreu com deslizamentos nos últimos anos, as cercas que seriam fixadas na encosta foram largadas ao lado do ponto afetado e indicam que a obra ficou inacabada. O barranco íngreme continua sujeito a desabamentos, como ocorreu há dois anos, sem que nenhuma providência tenha sido tomada para prevenir novas tragédias.

Na subida da rua Alice, em Laranjeiras, a alternativa encontrada para outro grande deslizamento foi cobri-lo com uma enorme lona plástica. A solução é vista com desconfiança pelos moradores que reclamam que, quando chove, a lama continua escorrendo para a pista por debaixo da lona. “Quando chove, eu sempre fico com medo. Disseram que iam resolver isso direito, mas não fizeram nada”, reclama Orlanda de Oliveira, 76 anos, que mora há 25 anos ao lado do local. 

Jornal do Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações