Iniciada no dia 19 de junho, a greve de trabalhadores rodoviários de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, chegou ao fim na manhã desta terça-feira (30). A categoria decidiu encerrar a paralisação após estabelecer um acordo com as viações Vitória e Cidade Verde.
De acordo com o Sintravc (Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista), a decisão de entrar em greve foi tomada após “várias tentativas de melhorar as condições de trabalho de motoristas e cobradores do transporte público de Vitória da Conquista”. Os funcionários reivindicavam garantias legais da correção salarial anual da categoria, aumento no ticket alimentação, prêmio de férias, plano de saúde, entre outras demandas.
Após diversas reuniões, o acordo com as duas empresas de transporte que operam na cidade foi firmado na manhã de hoje. Segundo o sindicato, as viações Cidade Verde e a Vitória aceitaram ceder 10% de aumento salarial, 22,5% de reajuste no ticket alimentação, além da reativação do plano de saúde.
Com o fim da greve, os ônibus já voltaram a circular normalmente em Vitória da Conquista. Durante a paralisação, apenas 30% da frota manteve a operação.
O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.