A Linha 9-Esmeralda do Metrô de São Paulo, gerenciada pela Via Mobilidade, apresentou pane e está funcionando parcialmente na tarde desta terça-feira, 3. A circulação dos trens entre as estações Morumbi e Villa Lobos - Jaguaré está paralisada. A ocorrência soma-se às paralisações que já estavam previstas desde a noite de segunda-feira, 2, com o anúncio da greve unificada.
A pane na Linha 9, privatizada, ocorre poucas horas após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defender a privatização. "É muito triste ver a população sendo privada do transporte público, é uma greve política, que não tem o que ser reivindicada. Quais as linhas disponíveis hoje? As linhas 4, 5, 8 e 9, operadas pela iniciativa privada", disse, em entrevista coletiva na manhã desta terça.
A Via Mobilidade informou que foram acionados ônibus do sistema PAESE para atender o trecho paralisado. Técnicos da concessionária estão no local para normalizar a situação.
Grevistas citam panes
Os grevistas, que são os metroviários, trabalhadores da CPTM e da Sabesp, são contrários às políticas de privatização. Ao justificar a pauta, o Sindicato dos Metroviários afirma que há aumento nos casos de panes e paralisações nas linhas que já foram privatizadas.
Em uma das assembleias, a presidente Camila Lisboa usou um levantamento feito pelo Datafolha, que mostrou que a satisfação dos usuários das Linhas 8 e 9, operadas pela Via Mobilidade, caiu de 85% para pouco mais de 50%.
Nas redes sociais, defensores do movimento dos grevistas compartilharam cenas da pane e ironizaram a fala feita mais cedo pelo governador.
Alguém sabe que horas é a próxima coletiva de imprensa ou entrevista do Tarcísio? Eu queria perguntar pra ele de uma coisa que acabou de acontecer aqui na Linha 9, privatizada: pic.twitter.com/jb8UQo3pkK
— Guilherme Cortez (@cortezpsol) October 3, 2023