A Trensurb, empresa que opera a linha de trens metropolitanos na Grande Porto Alegre (RS), informou na tarde desta quarta-feira que o serviço só será normalizado na quinta-feira, após a queda de um raio causar o rompimento da rede aérea de energia entre as estações Esteio e Luiz Pasteur. Desde as 6h25 de hoje, os trens circulam apenas entre as estações Mercado, no centro da capital, e Mathias Velho, em Canoas, causando transtornos para milhares de passageiros.
Segundo a empresa, a equipe de manutenção segue trabalhando para consertar o problema, mas o serviço normal só deve ser restabelecido no início da operação de quinta-feira, a partir das 5h.
"Como os danos foram muito mais extensos que o inicialmente avaliado e o rompimento do cabo danificou também os postes de sustentação da rede aérea, não será possível retomar ainda hoje a circulação de trens no trecho que vai da estação São Luís/Ulbra (em Canoas) até a estação Santo Afonso (em Novo Hamburgo)", diz a Trensurb em nota.
A Trensurb solicitou serviço emergencial de ônibus para atender os usuários que normalmente utilizam as estações do trecho afetado pelo problema.
Em virtude das limitações na operação da linha, o serviço especial para atender o público do jogo da noite de hoje entre Grêmio e Corinthians, válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, está cancelado. Com isso, a Estação Anchieta, que normalmente reabre às 23h50 em dias de jogos na Arena do Grêmio para atender aos torcedores, fechará no horário normal, às 23h20.
1 de 11
Moradores do bairro Osório, em Esteio (RS), são retirados pelo Exército e pela prefeitura em barcos
Foto: Marcio Rodrigues
2 de 11
Chuva forte causou alagamentos e provocou a interdição da BR-116 no km 254, divisa de Esteio com Sapucaia do Sul, no sentido capital-interior, na manhã desta quarta-feira
Foto: Tiago da Rosa
3 de 11
Segundo a PRF, a água chegou a atingir um metro de altura no trecho interditado da rodovia BR-116
Foto: Tiago da Rosa
4 de 11
Mureta da BR-116 foi quebrada para auxiliar no escoamento da água retida na rodovia
Foto: Tiago da Rosa
5 de 11
Seis bairros de Sapucaia do Sul foram atingidos pela forte chuva desta madrugada segundo a Defesa Civil do município
Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul
6 de 11
Em Sapucaia, alguns trechos do centro e dos bairros Walderez, Nova Sapucaia, Boa Vista, Jardim e Três Portos ficaram alagados, além de trechos da BR-116 e RS-118
Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul
7 de 11
Até o início da tarde, quatro famílias procuraram o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em busca de abrigo em Sapucaia
Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul
8 de 11
Ruas ficaram alagadas em diferentes pontos em Sapucaia do Sul
Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul
9 de 11
No início da tarde, Defesa Civil de Sapucaia disse que situação está sob controle
Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul
10 de 11
Em Esteio, ruas ficarram embaixo d'água
Foto: Ecar Nunes
11 de 11
O Exército teve de auxiliar no resgate de moradores, ilhados em meio à grande quantidade de água em Esteio