Vista de área alagada do parque na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quarta-feira (21).
Vista de área alagada do parque na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quarta-feira (21).
Foto: Alessandro Buzas/Futura Press

O Rio de Janeiro registrou na noite de ontem (20) o temporal mais forte dos últimos 20 anos para o mês de junho. Na manhã desta quarta-feira (21), a cidade mantém o estágio de atenção e ainda registra pontos de alagamento. Chuvas moderadas também são registradas.

O tempo no Rio permanece instável e, por volta das 10h, a chuva se concentrava principalmente na zona oeste da cidade, na altura do Recreio dos Bandeirantes. Também na zona oeste, um bolsão d'água interditou parcialmente a avenida Engenheiro Sousa Filho, em Rio das Pedras, uma das maiores favelas da cidade. Uma sirene de alerta contra deslizamentos foi acionada na comunidade na manhã de hoje e o mesmo ocorreu na Rocinha.

Publicidade

Na zona sul, a avenida Borges de Medeiros também registra bolsão d'água, na altura do Parque dos Patins. Em Copacabana, na rua Tonelero, e no centro da cidade, nos arredores da Central do Brasil, árvores caídas no chão atrapalham o trânsito de veículos. A Estrada da Pedra Bonita, na Gávea, chegou a ser fechada nos dois sentidos pelo mesmo motivo na manhã de hoje.

Ontem, a chuva levou ao acionamento de 14 sirenes em áreas de risco de desabamentos, em sete comunidades localizadas em todas as regiões da cidade. Moradores foram orientados a seguir para pontos de apoio e puderam retornar para suas casas às 2h da madrugada de hoje.

Na zona sul, um desabamento durante a madrugada interditou parcialmente a rua Cosme Velho, que deve ter o trânsito liberado até o final da manhã. Retroescavadeiras e caminhões trabalham no local.

O prefeito Marcelo Crivella visitou o local e considerou a chuva "um desafio inesperado" por sua intensidade. "A cidade resistiu. Agora estamos na fase de a cidade se acalmar. A previsão é que de tarde não tenha mais chuva."

Publicidade

Veja também

Michel Temer diz que fará criminosos pagarem
Video Player
Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se