Apreensão de cocaína gera prejuízo de R$ 1,7 milhão ao crime organizado em Porto Xavier

Operação conjunta da Brigada Militar interceptou transporte de drogas vindo da Argentina, resultando na prisão de quatro suspeitos e apreensão de veículos.

21 dez 2024 - 11h03

Na tarde desta sexta-feira (20), a Brigada Militar realizou uma importante operação no município de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, que resultou na apreensão de 16 tijolos de cocaína. O prejuízo estimado ao crime organizado é de mais de R$ 1,7 milhão. A ação foi conduzida pelo setor de inteligência do 14º BPM, em parceria com as guarnições da Força Tática do 14º BPM e da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.

Foto: 14º BPM/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Monitoramento e apreensão

Segundo a BM, informações apontavam que suspeitos de Uruguaiana se dirigiriam a Porto Xavier para buscar entorpecentes. A investigação identificou que uma caminhonete Chevrolet S10 e um Ford Focus se encontraram no município de Roque Gonzales antes de seguirem para uma área próxima ao Rio Uruguai, onde a droga, originária da Argentina, foi recebida.

Publicidade

Após monitorar o trajeto, as equipes abordaram os veículos nas estradas que ligam Porto Xavier a Roque Gonzales. Na caminhonete, foi encontrado um fundo falso no assoalho, onde estavam escondidos os 16 tijolos de cocaína.

Prisões e antecedentes criminais

Quatro pessoas foram presas durante a operação:

  • Um homem de Santo Ângelo, com histórico de furto, estelionato e roubo.
  • Uma mulher do Espírito Santo, residente em Uruguaiana, com antecedentes por ameaça e furto.
  • Um homem de Porto Xavier, com registro de lesão corporal.
  • Um homem de Uruguaiana, com antecedentes por ameaça.

Além da droga, os veículos utilizados no transporte — uma Chevrolet S10 e um Ford Focus — foram apreendidos.

Impacto da operação

A ação reforça o combate ao tráfico internacional de drogas na região de fronteira. Conforme a Brigada Militar, operações como esta são fundamentais para desarticular redes criminosas que atuam no transporte de entorpecentes e para impedir a circulação de drogas no estado.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações