Uma gravação do piloto do avião que transportava Eduardo Campos na tarde desta quarta-feira em Santos mostra a conversa coma torre de controle na qual ele informa o processo de arremetida que seria feita após uma tentativa de pouso no Guarujá. Na mensagem, o piloto demonstra tranquilidade e não informa sobre nenhum problema mecânico.
“Controle de São Paulo, quem tá falando é o Alfa Fox Alfa ECO UNO da pista 35, vai fazer o bloqueio de Santos e o rebloqueio, ok?”
Após a conversa, o avião fez o processo de arremetida e acabou caindo no bairro do Boqueirão, em Santos.
Segundo o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, viajava do Rio de Janeiro para o aeroporto do Guarujá e perdeu contato com o controle de tráfego aéreo durante o trajeto. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo.
A queda aconteceu pouco depois das 10h. A poucos metros do local onde a aeronave caiu funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica. A região é, em grande parte, ocupada por casas e comércios
Vítimas
A companhia Líder Aviação, que cuidou do embarque dos passageiros, informou a lista oficial de passageiros que estavam no avião:
Eduardo Henrique Acioly Campos - candidato a presidente pelo PSB
Pedro Almeida Valadares Neto - assessor direto de Eduardo Campos
Carlos Augusto Ramos Leal Filho - assessor de imprensa do candidato
Alexandre Severo Gomes e Silva - fotógrafo oficial da campanha
Marcelo de Oliveira Lyra - cinegrafista da campanha
Pilotos: comandante Marcos Martins, comandante José Stoffel Filho.
Campos, terceiro nas pesquisas para as eleições de 5 de outubro e companheiro de chapa de Marina Silva, tinha um compromisso de campanha em Santos, no litoral paulista, às 10h30 e não apareceu.