Um avião da Azul Linhas Aéreas bateu a cauda na pista ao pousar no Aeroporto Internacional do Recife na manhã de quarta-feira, 22. O incidente ocorreu no momento em que o voo AD2737, que azia a rota Aracaju-Recife, pousava.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que parte traseira da eronave solo bate no solo, o que chega a provocar fagulhas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. "A parada do equipamento ocorreu normalmente e, que em seguida, todos os clientes desembarcaram em total segurança e sem qualquer tipo de intercorrência", disse a Azul em nota. O incidente também não afetou a pista ou a operação de pouso e decolagem do aeroporto.
Esse tipo de incidente é conhecido como 'tailstrike' (batida de cauda, em tradução livre do inglês). Ele pode acontecer na decolagem ou no pouso caso o piloto mantenha o nariz do avião em ângulo acima do esperado.
Um avião da Azul Linhas Aéreas, que operava na rota Aracaju-Recife, registrou um incidente nesta quarta-feira ao tocar a cauda na pista do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife. Esse incidente é comumente denominado como “tailstrike”. pic.twitter.com/GsWL7yOthW
— Flávio Costa (@flaviocostaf) November 22, 2023