Um avião modelo ATR-72 da Total Linhas Aéreas fez um pouso de emergência na noite de ontem em Manaus. O avião que vinha da província petrolífera de Ururcu, no interior do Estado com 49 pessoas a bordo, aterrissou na pista do aeroporto internacional Eduardo Gomes com um dos pneus estourados.
Segundo informações dos militares do Corpo de Bombeiros, um dos pilotos comentou que o pneu do trem de pouso traseiro direito estourou durante a decolagem. "Um animal selvagem teria cruzado a pista no momento da decolagem", disse o soldado Elbisson Castro, dos Bombeiros.
O avião decolou de Ururcu por volta de 18h com previsão de pouso em Manaus às 19h. No entanto, o avião ficou sobrevoando a capital amazonense ate gastar todo o combustível. Enquanto sobrevoava, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Infraero, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e ficaram de prontidão próximos a pista de pouso.
Por volta das 22h30 e após os Bombeiros jogarem espuma na pista do aeroporto, o avião veio para pouso. Apesar de muita apreensão, a aeronave bimotor conseguiu realizar o pouso de emergência sem sofrer um acidente mais grave. Na pista mesmo os 45 passageiros e 4 tripulantes fizeram o desembarque. Segundo os Bombeiros, muitas pessoas desceram chorando.
Por causa do incidente, pousos e decolagens no Aeroporto Eduardo Gomes foram cancelados ou transferidos para o aeroporto militar de Ponta Pelada, no bairro de Crespo, na zona sul de Manaus. O avião da Total Linhas Aéreas só foi retirado da pista no início da madrugada. Alguns passageiros que passaram mal durante o pouso foram atendidos no aeroporto e encaminhadas ao Hospital 28 de Agosto, na zona centro-sul.