Na segunda-feira, 2, um bebê de 8 meses morreu dentro do Centro de Educação Infantil (CEI) Josefa Júlia, no bairro Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Conforme a Secretaria Municipal da Educação, a criança estava dormindo sob a supervisão de duas professoras e chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quando perceberam algo errado no bebê, as educadoras agiram prontamente para reanimá-lo, garante a Secretaria. "Ele foi socorrido pelo auxiliar de enfermagem da unidade e encaminhado ao Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) da região", detalha a pasta, em nota enviada ao Terra.
Na unidade de saúde, a criança chegou a receber manobras de reanimação, mas sem sucesso. Ainda não se sabe o que aconteceu com o bebê para que ele fosse a óbito. No entanto, a Secretaria informou que acionou o Conselho Tutelar.
"Um processo de apuração foi aberto pela Diretoria Regional de Educação, após o registro do Boletim de Ocorrência, que também investigará o caso", explica comunicado.
A pasta ainda lamentou a morte prematura da criança e se colocou à disposição para prestar um suporte emocional à família.
"A Secretaria Municipal de Educação está consternada e lamenta o falecimento da criança no Centro de Educação Infantil (CEI) Josefa Júlia. A Pasta presta todo o apoio necessário à família, por meio do Núcleo de Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), composto por psicólogos e psicopedagogos", ressalta.
A creche onde a criança faleceu permanecerá aberta nesta terça-feira, 3, "para acolhimento e reunião com a comunidade escolar", conforme explica a Secretaria.
A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 95º Distrito Policial, e o corpo foi levado ao Serviço de Verificação de Óbito.