Dentro de uma mala de viagem deixada em pé, ao lado de um poste e em meio ao lixo, estava uma cachorra de 10 anos, amordaçada e debilitada. A cadela foi encontrada e resgatada por pessoas da vizinhança na Travessa Dona Júlia, no Fonseca, em Niterói, na tarde da última terça-feira, 11.
A cachorra, que estava sendo conhecida como "Labradora da mala", ganhou o nome de Zaira. Ela agora segue na busca por um novo lar.
Inicialmente, foi uma moradora da rua que reparou que a mala, ao lado do poste próximo à sua casa, estava se mexendo. Segundo relatos dados ao jornal Bom Dia RJ, da Rede Globo, só deu tempo de resgatar o animal porque o caminhão de lixo demorou mais do que o comum para passar naquele dia.
Ao abrirem a mala, moradores da rua encontraram a cadela preta, de porte grande, amordaçada, repleta de fezes e com sinais de maus-tratos. Em uma força-tarefa da vizinhança, Zaira foi levada para uma clínica veterinária da região, onde recebeu cuidados.
De acordo com Renan Souto Terra, veterinário responsável pelo atendimento da labradora, Zaira está estável, na medida do possível. Além disso, estão sendo feitos os exames necessários. Ela segue em observação, para que se recupere bem.
O abandono de animais é crime, com pena de até cinco anos de prisão. Em meio a isso, o caso de Zaira foi registrado na 78ª SP, do bairro Fonseca, e a Polícia Civil segue com investigações para identificar a pessoa envolvida no abandono e maus-tratos da cachorra.
Para que essa história tenha um final feliz, Zaira busca por um novo lar que a acolha com amor. Quem quiser adotar a labradora deve entrar em contato com a Veterinária Tostes, na Rua Noronha Torrezão 444, no bairro Santa Rosa, em Niteroi (RJ). É possível também entrar em contato pelos telefones (21) 2714-3907 ou (21) 98465-2764.