Na tarde deste sábado (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Voyage que havia sido furtado mediante fraude neste mês de março. A ação ocorreu na BR 290, em Porto Alegre.
Durante uma operação de combate à criminalidade, os policiais abordaram o veículo e, ao consultar os sistemas, constataram que havia um registro de furto mediante fraude desde junho do ano passado, após a perda de sinal do rastreador. O registro foi feito somente em 1º de março deste ano pela locadora, por meio do alerta SINAL PRF.
O condutor, de 31 anos, natural de Sapiranga, já tinha antecedentes por roubo de veículo e estelionato. Ele estava acompanhado por uma mulher de 41 anos, natural de Taquara, que informou que o veículo foi adquirido por seu marido. Ela relatou que estavam retornando a Taquara após uma visita à Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, onde seu esposo estaria cumprindo pena, e que o motorista também havia sido preso, mas foi solto há um mês.
Ambos foram presos e responderão pelo crime de receptação. O veículo, que foi furtado em junho de 2023, foi recuperado e será devolvido à locadora após os procedimentos legais.
A PRF destaca a importância do registro imediato das ocorrências de furto e roubo de veículos, utilizando o SINAL (Sistema Nacional de Alarmes), por meio do link https://sicop.prf.gov.br/sicop/sinal ou pelo número 191, tornando-se uma ferramenta eficaz no combate a esses crimes.