Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) encontraram dois carros com explosivos, granadas e galões com gasolina, em uma área escolar de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, 11. A informação é da TV Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os veículos estavam em uma área conhecida como João XXIII, que dá acesso à Escola Municipal Sindicalista Chico Mendes, ao CIEP Papa João XXIII, Colégio Estadual Liberdade, e também à Unidade de Pronto Atendimento Santa Cruz.
Conforme a emissora, a polícia teria informado que o material seria usado na disputa entre grupos milicianos rivais. Aquela região é conhecida por ser controlada pelo miliciano conhecido como Jacão, que foi executado na última segunda-feira, 7. Ele integrava o grupo liderado por Gilson Ingrácio de Souza Junior, o Juninho Varão.
Ele teria sido executado por criminosos comandados pelo miliciano Paulo David Guimarães, o Naval, sucessor de Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, preso pela Polícia Federal em dezembro de 2023.
Após a morte de Jacão, Juninho Varão resolveu se preparar para um ataque, segundo informado pela Polícia à TV. Em nota ao Terra, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou o encontro dos carros pela Draco. Após uma vistoria, o Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi acionado para neutralizar o risco e garantir a segurança da região. A ocorrência está em andamento.