Caso Nicolas: o que se sabe sobre o bebê que foi encontrado em SP

Polícia investiga o suposto caso de tráfico de pessoas com finalidade de adoção ilegal, envolvendo um bebê de 2 anos

9 mai 2023 - 15h30
(atualizado às 15h41)
O bebê de 2 anos que desapareceu no dia 30 de abril em Santa Catarina foi encontrado na segunda-feira, 8, em São Paulo.
O bebê de 2 anos que desapareceu no dia 30 de abril em Santa Catarina foi encontrado na segunda-feira, 8, em São Paulo.
Foto: Reprodução/Instagram/sosdesaparecidospmsc / Estadão

O bebê Nicolas Areias Gaspar, de 2 anos, que desapareceu no final de abril, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, foi encontrado na noite de segunda-feira, 8, com um homem e uma mulher dentro de um carro em São Paulo.

A dupla acabou sendo presa, e o menino aguarda para ser levado de volta ao Estado de origem. Veja o que se sabe até o momento sobre esse caso: 

Publicidade

Quando ele desapareceu? 

Nicolas não era visto desde o dia 30 de abril. O caso foi denunciado à Polícia Civil na sexta-feira, 5. 

O que se sabe sobre os pais da criança?

A mãe está internada desde o dia 2 de maio, quando deu entrada em uma unidade de saúde. Não se sabe o motivo da internação. O Terra tentou encontrar informações sobre o pai da criança com a Polícia Civil, mas não conseguiu até o momento. A mãe também será investigada. 

Onde e quando o bebê foi encontrado?

Nicolas foi encontrado na zona leste de São Paulo durante a noite de segunda-feira, 8, pela Polícia Militar. Agentes receberam informações do setor de inteligência da polícia que um carro envolvido em ação criminosa estava circulando pela região do Tatuapé. Ele estava acompanhado de um homem, de 52 anos, e uma mulher, de 41, que foram presos. 

No momento da abordagem, a mulher apresentou um documento dizendo ser a certidão de nascimento da criança. Ela afirmou ainda que a mãe tinha doado o menino e que o casal estava indo para o Fórum regularizar a situação. O carro tinha placas adulteradas. 

Publicidade

Quem são os suspeitos? Estão presos?

Marcelo Valverde e Roberta Porfírio são a dupla encontrada com a criança. Os dois, que não são um casal, foram presos em flagrante por tráfico de pessoas com finalidade de adoção ilegal (Art. 149-A, IV). 

O carro, os celulares e a cédula de identidade de um homem, identificado como marido da mulher que estava no veículo, foram apreendidos. Além dos dois presos, ele também será investigado.

Mãe investigada

De acordo com a TV Globo, no boletim de ocorrência consta que a mãe teria entregado a criança espontaneamente aos dois, sem receber nenhuma vantagem ou ser ameaçada. No entanto, a mulher apresenta quadro de extrema vulnerabilidade.

Menino voltará a Santa Catarina?

O Governo do Estado de Santa Catarina se mobiliza para trazer de volta Nicolas. Para isso, é preciso esperar a autorização judicial para que as equipes da Polícia Militar embarquem para São Paulo ainda nesta terça. 

Publicidade

“Foi um trabalho em conjunto das nossas forças policiais. Nosso avião vai buscá-lo em São Paulo para devolver para a família. As investigações vão continuar para saber quem fez isso”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Neste momento, o menino está com o Conselho Tutelar em São Paulo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações