Cenipa extrai dados das caixas-pretas de avião da Voepass e faz 'estudo minucioso dos diálogos'

Foram recuperados dados do voo e das conversas da cabine da aeronave que caiu na sexta-feira, 9, em Vinhedo (SP)

13 ago 2024 - 16h28
(atualizado às 17h24)
Caixa-preta da aeronave da Voepass que caiu em Vinhedo (SP)
Caixa-preta da aeronave da Voepass que caiu em Vinhedo (SP)
Foto: Divulgação/Cenipa

Os dados das caixas-pretas da aeronave da Voepass Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira, 9, foram extraídos com sucesso pelos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira, 13. Ao todo, 62 pessoas, além de uma cachorrinha, morreram no acidente.

Segundo o chefe do Cenipa, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, as caixas-pretas gravaram com sucesso os dados de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR), que registra a interação do piloto e co-piloto na cabine, e os dados do voo (Flight Data Recorder - FDR), como velocidade e parâmetros de altitude.

Publicidade

“Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som", explicou.

As caixas-pretas foram encaminhadas, na manhã do último sábado, 10, para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, em Brasília, onde uma equipe técnica especializada realizou minuciosamente a atividade de extração.

A próxima etapa da investigação é análise de dados dos conteúdos da caixas-pretas. O objetivo é examinar as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura. A expectativa é de que o Cenipa emita um relatório preliminar em 30 dias.

Nesta terça-feira, a FAB também informou que irá realizar o transporte das urnas funerárias das vítimas do acidente.   

Publicidade

Acidente aéreo

A aeronave da Voepass Linhas Aéreas caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde de sexta-feira. O avião transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu.

A aeronave, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até 13h20.

"No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

Logo após o acidente, a Voepass Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. "A aeronave decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização de voo", afirmou.

Publicidade
Piloto da Voepass apontou excesso de trabalho e desrespeito às folgas: 'Não queremos entrar na estatística'
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se