A prefeitura de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, decretou estado de emergência, devido às chuvas que atingiram a região entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, provocando inundações e deslizamento de terra. A prefeitura confirma seis mortes no município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no entanto, são nove mortes.
Na manhã de hoje, o prefeito Marcelo Cecchettini (PV) percorre os locais mais atingidos como o bairro Santo Antônio, onde ocorreram duas mortes; o Jardim Silva; o Jardim Alegria e o centro da cidade.
Até as 10h, a Linha 7–Rubi circulava com lentidão no trecho da Estação da Luz até Francisco Morato e estava interrompida a partir daí, no trajeto que deveria chegar a Judiaí.
De acordo com a prefeitura do município, a maior parte da água que atingiu a cidade já escoou. Várias escolas públicas do município foram preparadas para receber desabrigados. Equipes das áreas de saúde e assistência social entregam alimentos e produtos de primeira necessidade à população.
Ao decretar estado de emergência, a prefeitura cria facilidades para compras emergenciais e para receber ajuda prioritária dos governos estadual e federal.