Chuvas em SP: prioridade é reestabelecer ligação na Rio-Santos, diz Tarcísio de Freitas

Governador está em São Sebastião, no litoral de São Paulo, onde acompanha as operações de buscas e reestabelecimentos de serviços básicos

20 fev 2023 - 17h27
(atualizado às 17h28)
Tarcísio de Freitas durante coletiva ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Tarcísio de Freitas durante coletiva ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após o temporal que deixou ao menos 36 mortos, 40 desaparecidos e mais de mil desabrigados, o trabalho de resgate às vítimas e reestabelecimento das vias de acesso continua. Em entrevista à GloboNews, o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), definiu a recuperação da rodovia Rio-Santos como prioridade dos trabalhos, para diminuir a pressão pela busca por mantimentos e água potável, além de auxiliar no resgate. 

"É fundamental conseguir reestabelecer essa ligação na Rio-Santos. Eram mais de 20 pontos, vários já foram desobstruídos", disse. O trabalho para reestabelecer a energia elétrica, sinal de internet e recuperar as estações de tratamento de água segue em andamento. 

Publicidade

Sobre a situação dos desabrigados, Tarcísio defendeu a construção de moradia fora de áreas de risco. "A ideia é que essas pessoas que perderam a suas casas ou que conseguiram escapar com vida que a gente consiga terrenos e possa construir moradias fora da área de risco. Essas pessoas que perderam tudo não podem voltar a onde moravam. São pessoas exprimidas no morro, nas encostas da Serra do Mar", concluiu. 

Poder público

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está na região acompanhando os trabalhos de resgate e auxílio às vítimas e declarou estado de calamidade pública e três dias de luto. “Fica declarado luto oficial no Estado, por 3 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas”, afirma o decreto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passava o feriado de Carnaval na Bahia, visitará a região na manhã desta segunda.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações