A cidade de São José do Barreiro, interior de São Paulo, está passando por uma situação inusitada. O município está há 8 dias sem qualquer pessoa na função de chefe do Executivo local. Tanto o prefeito quanto o vice-prefeito foram presos, e o terceiro na linha de sucessão não recebeu comunicação sobre assumir ou não o cargo. As informações são da TV Vanguarada.
O prefeito Alexandre de Siqueira Braga (PSD), conhecido como Lê Braga, foi preso pela Polícia Federal (PF) no domingo, 18, após retornar de uma viagem de carnaval à Bahia. A prisão ocorreu na rodovia Presidente Dutra, quando ele retornava do aeroporto de Congonhas.
Segundo a PF, Braga foi preso por utilizar uma van da Secretaria Municipal de Saúde para se deslocar até o aeroporto, numa distância de 300 km. Ele permanece sob custódia. O político passou por audiência na terça-feira, 20, e aguarda decisão da Justiça Federal sobre se poderia responder em liberdade ou não.
Por sua vez, o vice-prefeito, Marcelo da Kombi, foi afastado do cargo após também ser alvo da PF por um suposto esquema de desvio de verbas federais do transporte escolar. Já o terceiro na linha de sucessão do Executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fernando Braga de Oliveira (MDB), afirmou que não recebeu nenhuma indicação sobre se deve ou não assumir o cargo.
O Terra busca contato com a prefeitura de São José do Barreiro, mas ainda não obteve em retorno.