Cliente negro é agredido em supermercado de Porto Alegre

Vítima foi agredida por um segurança do estabelecimento que suspeitou que ela tivesse furtado produtos no supermercado

24 ago 2024 - 09h55

Um caso de agressão a um cliente negro em Porto Alegre está sendo investigado pela Polícia Civil. O episódio foi registrado na tarde da última quinta-feira (22). Segundo reportagem publicada em GZH, Vanderlei Oliveira Soares, um artesão de 59 anos, foi abordado por um segurança do supermercado Hoffmann, localizado no bairro Vila Nova, zona sul da capital, logo após deixar o estabelecimento com suas compras.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Familiares da vítima relataram que o segurança perseguiu Vanderlei por cerca de 200 metros pela Avenida João Salomoni, suspeitando de furto. Por não portar o comprovante fiscal, o artesão acabou sendo imobilizado pelo segurança, agredido com chutes e socos e jogado ao chão.

Publicidade

Ao retornarem ao estabelecimento comercial, Vanderlei foi reconhecido pelos funcionários que confirmaram que a vítima era um cliente assíduo e que havia efetuado o pagamento. As imagens das câmeras de segurança do estabelecimento corroboraram os relatos da vítima.

A Brigada Militar foi acionada e conduziu Vanderlei ao Palácio da Polícia para realizar exame de corpo de delito. A 13ª Delegacia de Polícia investiga o caso sob a suspeita de racismo, dado que a vítima é um homem negro.

De acordo com a reportagem, o vigilante envolvido na agressão estava no supermercado pela primeira vez, cobrindo a folga do segurança que normalmente trabalha no local. O vigia estava sob contrato de experiência e foi desligado após o episódio.

O supermercado Hoffmann afirmou, através de seu gerente, que a empresa, que tem mais de 40 anos, está triste e não compactua com esse tipo de situação. A empresa também se colocou à disposição da família para dar suporte durante o processo desta ocorrência.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se