Clínica geriátrica clandestina é fechada em Viamão; quatro pessoas são presas por tortura e tráfico de entorpecentes

A clínica operava sem qualquer fiscalização ou autorização, e as denúncias partiram de uma investigação da Vigilância Sanitária e do Ministério Público

21 jan 2025 - 09h10

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com a Prefeitura de Viamão, realizou nesta segunda-feira (20) a "Operação Santa Bárbara", que resultou no fechamento de uma clínica geriátrica clandestina no bairro Vila Elsa, em Viamão. No local, 14 internos, incluindo idosos, dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais, eram mantidos em condições desumanas e insalubres, sem energia elétrica, alimentação adequada ou medicamentos controlados com prescrição. Relatos apontaram que internos eram agredidos, dopados e mantidos em quartos trancados e sem ventilação.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Durante a operação, a proprietária, o gerente e duas cuidadoras da clínica foram presos em flagrante pelos crimes de tortura, tráfico de entorpecentes e associação criminosa. A Delegada Jeiselaure de Souza, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, destacou que os internos estavam em condições degradantes, necessitando de atendimento médico imediato. Nove deles foram encaminhados para a UPA devido ao estado delicado de saúde, enquanto as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social deram início ao realocamento dos pacientes para locais adequados.

Publicidade

A clínica operava sem qualquer fiscalização ou autorização, e as denúncias partiram de uma investigação da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A ação reforça a importância de fiscalizar instituições irregulares que colocam em risco a vida e a dignidade de pessoas em situações de vulnerabilidade. As investigações continuam para apurar a extensão dos crimes cometidos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações