CNJ forma maioria para afastar Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato no Rio

Plenário analisou três reclamações por supostas irregularidades do magistrado durante a condução dos processos

28 fev 2023 - 17h23
(atualizado às 17h44)
CNJ forma maioria para afastar Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato do Rio
CNJ forma maioria para afastar Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato do Rio
Foto: Poder360

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) formou maioria nesta terça-feira,28, para afastar do cargo o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. O magistrado responde a três processos disciplinares por supostas irregularidades durante a condução de ações processuais. 

Na sessão, o corregedor Luiz Alfredo Salomão, relator dos processos, votou pelo afastamento do magistrado até a conclusão do processo administrativo disciplinar (PAD). Salomão foi acompanhado por outros 7 conselheiros. 

Publicidade

Todos os processos disciplinares têm como origem a atuação do magistrado na Operação Lava Jato. Duas reclamações foram abertas após delações premiadas de advogados que relataram supostas negociações irregulares de Bretas no decorrer da operação. 

O terceiro processo foi ajuizado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Paes alegou que o magistrado atuou para prejudicá-lo na eleição de 2018. Na ocasião, o ex-juiz Wilson Witzel, saiu vitorioso da disputa ao governo do Estado.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações