Em meio ao temporal que atingiu o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 29, os moradores receberam pela primeira vez o "alerta extremo" da Defesa Civil. Com um som agudo, o órgão alertou para os riscos de desastres e informou a população: "Cidade do Rio permanece em estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje. Evitem ruas alagadas. Emergência: ligue 199."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O alerta de estágio 2 significa que há risco de ocorrências de alto impacto. O sistema entrou em operação há alguns meses. A forte chuva atingiu vários bairros da capital fluminense e outras cidades da Região Metropolitana do Rio, provocando alagamentos nas localidades.
As estações do metrô Linha 2 tiveram o funcionamento suspenso por 30 minutos, entre elas Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Colégio. A circulação voltou ao normal às 16h30. As linhas 1 e 4 não foram interrompidas.
Os trens do ramal Belford Roxo circulam apenas entre a Central do Brasil e o Mercadão de Madureira. No trecho entre Rocha Miranda e Belford Roxo, os trens aguardam ordem de circulação para retomar a operação.
Além do impacto na mobilidade, Nova Iguaçu entrou no estágio de alerta máximo, e Belford Roxo chegou ao estágio 4.