Dia de Finados: cemitérios Santo Amaro e Araçá terão sistema de geolocalização de túmulos

Tecnologia começa a funcionar neste sábado, 2. Na data, cemitérios de São Paulo vão reforçar atendimento ao público. Haverá chuvas de pétalas de rosa e cerimônias religiosas

31 out 2024 - 15h27
(atualizado em 2/11/2024 às 07h12)

O cemitério Santo Amaro, mais antigo da capital paulista, e o Araçá, maior unidade urbana da América Latina, passam a contar com sistema inédito de geolocalização a partir do dia de Finados, a ser celebrado neste sábado, 2.

Cemitério Araçá, localizado na zona oeste de SP.
Cemitério Araçá, localizado na zona oeste de SP.
Foto: Divulgação/Cortel SP / Estadão

Conforme a Cortel SP, concessionária responsável pelos espaços, a plataforma hospedada no site permite, por meio da pesquisa de nomes, acesso a informações dos jazigos, foto dos túmulos, além da localização das sepulturas em tempo real.

Ainda de acordo com a concessionária, a geolocalização, inédita no serviço funerário de São Paulo, é resultado dos processos de digitalização e processamento de dados de 350 mil documentos das duas unidades, entre livros cemiteriais, certidões de óbito e cartas de concessão, iniciados pela concessionária há um ano.

Em paralelo, a Cortel SP realizou conferência in loco e fotografou túmulos, quadras e terrenos para comparar com o levantamento digitalizado. Essas informações serviram como base para a criação do sistema. O investimento do grupo em todas essas etapas foi de, aproximadamente, R$ 4 milhões.

Para o dia de Finados, a Consolare também organiza uma programação especial nos cemitérios municipais sob sua gestão: Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II, e Vila Mariana.

Além de uma série de ações voltadas ao conforto dos visitantes, com a realização também de missas, a concessionária aproveitará o fluxo de famílias para realizar a atualização de cadastros. Para mais detalhes, .

Por sua vez, o Grupo Maya também apresenta um cronograma com as missas a serem realizadas nos cemitérios Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade. Para mais informações, acesse o site.

Esquema especial nos cemitérios

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai disponibilizar agentes para auxiliar no trânsito no entorno dos cemitérios públicos. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) vão atuar em conjunto para reforçar a segurança nos locais.

O Corpo de Bombeiros está preparado para um possível aumento no número de chamados, adotando medidas preventivas para o atendimento de emergência com ambulâncias.

Da mesma forma, a Secretaria Municipal da Saúde estará de prontidão, avaliando a possibilidade de disponibilizar ambulâncias no entorno dos cemitérios.

Cemitérios sob gestão privada

Na capital paulista, toda a prestação dos serviços cemiteriais e funerários é feita por meio de quatro concessionárias autorizadas: Consolare, Cortel, Maya e Velar SP, de acordo com a SP Regula. Não há funerárias particulares. Clique em cada uma das concessionárias para mais informações.

O munícipe pode ainda encontrar mais detalhes de como contratar o serviço funerário por meio da Prefeitura de São Paulo. Também pode entrar em contato pelo telefone 156 ou pelo Portal 156.

  • Bloco 1: Consolare: Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II, Vila Mariana e Consolação;
  • Bloco 2: Consórcio Cortel São Paulo: Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha;
  • Bloco 3: Maya: Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade;
  • Bloco 4: Velar SP: Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se