Na tarde de segunda-feira (3), no Bairro Passo D'areia, na área conhecida como "Invasão da Babilônia", em Santa Maria, dois irmãos, com idades de 25 e 20 anos, foram detidos sob suspeita de cometer um homicídio a facadas e roubo de um veículo, além do celular de Marta Maria Boessio Marchesan, uma mulher de 56 anos residente no interior do município de Ivorá, na Quarta Colônia. Marta vivia com seu filho, que ainda é uma criança.
Conforme o relato da ocorrência, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria recebeu informações de que os suspeitos estavam em posse do veículo e do celular da vítima, e teriam confessado a terceiros que cometeram o assassinato em Ivorá e subtraíram os pertences dela.
Por volta das 14h, a polícia civil de Ivorá entrou em contato informando que uma mulher havia sido encontrada morta e que seu veículo, um VW Gol branco, e o celular haviam sido roubados.
Diante desses fatos, as autoridades intensificaram as buscas pelos suspeitos, que foram localizados em um ponto conhecido por ser um local de tráfico de drogas no Bairro Passo D'areia. Com eles, os policiais encontraram a chave do veículo da vítima, que havia sido abandonado pelos suspeitos no Bairro Cipriano da Rocha, próximo ao local onde estava o carro. A faca usada no crime foi encontrada dentro de um bueiro. O aparelho celular da mulher, que supostamente teria sido vendido, foi apreendido com outro homem em uma recicladora.
Os suspeitos, que têm antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, lesão corporal, apropriação indébita, ameaça, homicídio, crueldade contra animais e lesão corporal, foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência e, posteriormente, à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
A operação foi coordenada pelos delegados Sandro Luis Meinerz, Delegado Regional da 3ª Região Policial, André Sesti Diefenbach, titular da DRACO de Santa Maria, e Luiza Santos Sousa, titular da DP de Ivorá.